Curso de Formação em Dor e Dry Needling

DATAS

a combinar com todos inscritos

HORÁRIOS

8h às 18h

Carga Horária: 30h

LOCAL

Itaimbé Palace Hotel ou Atelier - Saúde e Estética

PÚBLICO ALVO

Estudantes e Profissionais de Fisioterapia

INFORMAÇÕES DO CURSO

O curso de Formação em Dor e Dry Needling é destinado a profissionais e acadêmicos da área da saúde.

O curso tem como principal objetivo formar profissionais críticos e clínicos no âmbito terapêutico. Abordaremos de forma clara conceitos da fisiologia da dor bem como suas classificações. Permitindo ao aluno interpretar e identificar a origem da dor do seu paciente. Abordaremos a farmacologia que vem sendo o carro chefe dos tratamentos de dor segundo a OMS, além das correlações clínicas. Tudo isso, embasando a utilização o uso do agulhamento a seco. Iremos além da técnica, ensinaremos um protocolo cinesiológico aplicado após a utilização do agulhamento a seco. Portanto nossa formação dará condições aos fisioterapeutas uma oportunidade de iniciar seus tratamentos embasados clinicamente na fisiologia da dor. Nosso curso é pioneiro na abordagem clínica, teórica e prática de acordo com o acordão Nº 481, de 19 de agosto de 2016 – sobre a utilização da técnica Dry Needling (Agulhamento à Seco) pelo profissional fisioterapeuta. Regulamentando de forma plena o profissional fisioterapeuta utilizar essa magnifica ferramenta.  

A técnica de estimulação dos pontos-gatilhos com agulhas, consiste na inserção e manipulação repetida de uma agulha fina e flexível em um ponto-gatilho, para produzir uma resposta de espasmo local, provocando relaxamento muscular. A estimulação com agulhas requer máxima precisão e várias repetições. Há diversos estudos fornecendo evidências que a estimulação com agulhas é mais eficaz que outras técnicas, incluindo anestésicos locais. 

Diferenciais do curso: Esse é um curso que segue as exigências do COFFITO, com teoria e prática baseada em evidência cientifica, e 70% de sua carga horária total dedicada à prática. Dessa forma, o aluno terá a oportunidade de vivenciar, desde a avaliação até a aplicação da técnica em pacientes durante o ambulatório de dor, além da prática entre os alunos.

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1-Caraterização das dores de natureza neuropática e nociceptivas.

2-Mecanismos neurofisiológicos da dor.

3-Estudo da dor miofascial de A a Z e sua utilização clínica na dor.

4-Aplicação da escala de dor de LANNS.

5-Tratamentos minimamente invasivos no controle da dor.

6-Controle farmacológico da dor (AINES, opioides, agentes tópicos, antidepressivos e relaxantes musculares).

7-Definição, prevalência e evidências da dor.

8-Terapia com  dry needling em cabeça e pescoço, prática.

9-Terapia com dry needling em ombro e cintura escapular, prática.

10-Terapia com dry needling para braço e antebraço, prática.

11-Terapia com dry needling para tronco, região peitoral, abdômen, cervical, torácica e lombar, prática.

12-Terapia com dry needling para região glútea e quadril, prática.

13-Terapia com dry needling para região de coxa e joelho, prática.

14-Terapia com dry needling para perna e pé, prática.

15-Terapia em ligamentos, tendões e cicatrizes, prática.

16-Importância do sistema fascial, prática. 

17-Importância da equimultiprofissional no tratamento da dor, prática.

18-Perguntas e respostas, casos clínicos.

19-Protocolo exclusivo, usado pela clínica da dor, teórico e prático.

20-Exame teórico e prático.  

PALESTRANTE

Dr. Fernando Schorr Grossl

Fisioterapeuta – Especialista em Dor, Mestrando em Ciências da Saúde, Diretor na empresa Vita – Clínica da Dor e Nutrição LTDA. Sócio Fundador da ABFN (Associação Brasileira de Fisioterapia Neural de Huneke). Membro da Sociedade Paranaense para Estudo da Dor – SPrED.  Formação internacional em técnicas avançadas no tratamento da dor nos hospitais Tong Ren e Meitan Beijing – China, Professor do curso de extensão Dor e Dry Needling. Palestrante dos temas Dor Miofascial, etiologia e tratamento; Qualidade de Vida no Trabalho; Entenda a Dor Miofascial 8º Congresso Internacional de Fisioterapia; Recuperação Funcional e Dry Needling 8º Congresso Internacional de Fisioterapia; Workshop Dry Needling 8º Congresso Internacional de Fisioterapia; Avaliador de Tema Livre no 8º Congresso Internacional de Fisioterapia. Formação em prescrição de medicamentos fitoterápicos e suplementos metabólicos, Formação em interações medicamentosas, Formação em Diagnóstico de Cabeça e Pescoço por Termografia, Atualização em exame musculoesquelético – Baseado em Evidência em Acurácia Diagnóstica, Ultrassonografia Cinesiológica, Liberação Miofascial, Capacitação Profissional em Classificação Internacional de Funcionalidade, incapacidade e Saúde – CIF, Linfotaping, Quiropraxia, Treinamento Funcional, Fisioterapia Neural de Huneke. Formação internacional, avançada em Trigger Point, Myofascial and Proprioceptive Therapy, parceria com Hands-On Seminars, Nova York, EUA. Formação internacional em técnicas avançadas em Dry Needling, parceria com Hands-On Seminars, Nova York, EUA.

 

INVESTIMENTO

Valor:

790,00 av

850,00 em até 10x sem juros

 

OBS: A forma de pagamento deste curso deve ser combinada através do preenchimento do formulário clicando em Pagar via Boleto.

Em até 12x no cartão de crédito via pagseguro.
* Para maiores informações, entrar em contato através do formulário de interesse.





  VOLTAR